Em 2021 chega ao Brasil uma nova tecnologia no ramo das coberturas. A telha de concreto que produz energia elétrica será produzida pela empresa Eternit.
A telha BIG-F10 produz energia a partir de células fotovoltaicas sem a necessidade de painéis solares e já recebeu autorização e registro do Inmetro e será a primeira do tipo no país.
A cobertura gera em média, 1,15 Kwh de energia fotovoltaica por mês, e seu custo permite uma economia de até 20% em relação aos painéis solares tradicionais. De acordo com a empresa, o retorno sobre investimento é de 3 a 5 anos.
Na construção de um telhado para residência pequena, serão necessárias cerca de 150 telhas, já para casas de alto padrão o número necessário é de até 600 unidades da telha BIG-F10. O restante do telhado pode ser coberto com telhas comuns já existentes no mercado.
A produção será realizada pela Tégula Solar, um empresa que pertence a Eternit e possui uma fábrica em Atibaia, que já teve sua infraestrutura devidamente adaptada para a produção das telhas.
A expectativa da empresa, é de que a telha BIG-F10 chegue ao mercado para comercialização para o público em meados do próximo ano.
Gostou da novidade? A Engesombra Cobertura está sempre buscando novas tecnologias para atender melhor os seus clientes. Venha conhecer nossos produtos e serviços!
Fonte: Exame.com e Época Negócios