Você sabe como cuidar do seu toldo?

Além de ser um diferencial estético que traz beleza ao ambiente, o toldo também oferece segurança, proteção e privacidade para o seu imóvel.

Porém, alguns cuidados são necessário para manter a eficiência e durabilidade da sua lona. Mesmo que para alguns não seja uma tarefa tão simples, a limpeza do toldo é de extrema importância pois sua exposição ao tempo é inevitável.

Saber como limpar de forma correta e usar os materiais adequados garantem uma cobertura bonita e com uma vida útil mais longa.

Neste post, iremos dar algumas dicas para que você possa manter a limpeza do seu toldo em dia. Vamos lá?

1- UTILIZE APENAS ÁGUA E SABÃO NEUTRO

Você sabia que alguns produtos de limpeza podem diminuir a vida útil do seu toldo? Pois é! Por isso, basta que você prepare apenas um balde com água e sabão neutro.

O detergente neutro evita manchas e não danifica o material do toldo como outros abrasivos fariam. Outro problema do uso de produtos químicos, é a remoção da camada protetora contra os raios UV que está presente em todas as lonas, fazendo também com que ela resseque rapidamente.

Ela também pode ser danificada devido ao atrito na hora da limpeza, sendo assim, opte por esponjas macias ou vassouras sintéticas, evitando rasgos ou furos no material. E para finalizar, nunca utilize água quente na limpeza, pois isso também influencia na sua durabilidade

2- LIMPE REGULARMENTE

Quanto mais tempo a sujeira permanecer no seu toldo, mais difícil será para a remoção das manchas de forma eficiente. Sendo assim, a limpeza periódica independentemente do tipo de toldo que você possua é muito importante. 

Além da dificuldade na hora da limpeza, a sujeira acumulada deixa a lona com uma cor opaca e sem brilho. Por esse motivo, é recomendado que sejam lavadas pelo menos uma vez ao mês. Caso o uso não seja constante, a limpeza pode ocorrer a cada dois meses. 

3- DEIXE SEU TOLDO SECAR

Após a limpeza com sabão neutro e o enxague abundante com água, deixe sua lona aberta secando naturalmente, de preferência na sombra. Esse processo evita a formação de mofo, fungos e bactérias, aumentando sua vida útil. Nunca guarde sua lona úmida, e também faça o mesmo processo de secagem em dias de chuvosos, ou seja, caso chova, abra seu toldo e deixe-o secar antes de guarda-lo. 

Gostou das nossas dicas? Assim fica bem mais fácil manter a limpeza e manutenção do seu toldo né?

E se ainda não possui um, que tal escolher o tipo que mais combina com seu ambiente? Vem com a gente, a Engesombra Cobertura tem várias opções para você!