Como escolher um toldo? Descubra o que avaliar na hora da compra!

Seja para um estabelecimento comercial ou para ocasiões domésticas, recorrer à instalação de um toldo para proteção contra intempéries é sem dúvida uma ótima alternativa. Porém, há diversas variáveis a serem consideradas para definir o melhor modelo, sendo relevante, deste modo, saber como escolher toldo.   

Área coberta, intensidade dos raios solares, velocidade média do vento e outras características climáticas são alguns dos fatores que são examinados na hora de determinar o toldo ideal.

Desta forma, para facilitar na hora da compra, confira alguns exemplos de toldos e suas principais características de acordo com diferentes contextos. Boa leitura!

Como escolher toldo

Toldo cortina

Com a possibilidade de ser enrolável, o toldo cortina oferece a vantagem de não ter costuras e ser coberto por uma tela sintética. Ao contrário das coberturas convencionais, suas emendas são feitas a partir de soldagem eletrônica, proporcionando mais resistência, melhor durabilidade e acabamento refinado. 

Instalado na maioria das vezes em varandas, lojas e  áreas de lazer , esse modelo de toldo pode ser encontrado na versão fixa ou móvel, e é uma excelente opção para quem deseja manter a privacidade do ambiente. 

Toldo policarbonato

É considerado um dos toldos mais resistentes ao impacto, além de realizar ótima proteção contra raios ultravioletas. Outro ponto a ser destacado é o seu baixo peso, o que reflete em uma estrutura leve e extremamente funcional. Encontrado no mercado nos modelos compacto ou alveolar, as telas de  policarbonato  oferecem várias opções de cores, facilitando que o toldo se encaixe de acordo com as características arquitetônicas do local.

Toldo móvel 

Esse modelo  retrátil  é indicado para ambientes em que a proteção climática (principalmente em relação à incidência solar) é necessária apenas para um curto período de tempo no dia. O movimento de extensão/enrolamento da cobertura pode acontecer tanto de maneira automática quanto manual, e tem a vantagem de ser regulável de acordo com a necessidade momentânea.

Toldo fixo

Como o próprio nome sugere, esse tipo de toldo tem estrutura fixa, que é retirada em ocasiões de manutenção. Por ser fixo, ele é instalado geralmente em ambientes que exigem proteção contra intempéries durante grande parte do dia, caso de  garagens , passarelas, entradas de prédios etc.

Toldo articulado

Esse modelo tem sua estrutura baseada em  braços articulados , e é um dos toldos mais leves, uma vez que sua armação é bastante simplificada e prática. Outra vantagem é a possibilidade de apresentar suportes combinados, já que as fixações dos braços e do toldo são feitas simultaneamente. 

Vale ressaltar também que, por serem bonitos sob o ponto de vista estético, os toldos são um recurso que frequentemente atua como elemento de decoração. Eles têm poder de embelezar um estabelecimento comercial e torná-lo mais atrativo.

Fica clara, portanto, a importância de aprender a como escolher toldo, para que a proteção climática (rajadas de vento, intensidade solar, chuvas etc) seja mensurada e alinhada ao gosto do cliente, definindo o modelo ideal para cada demanda.

E você, está precisando de algum tipo de cobertura?  Entre em contato  com a Engesombra e confira as várias opções que oferecemos!