Energia fotovoltaica: entenda porque você deve escolher os sombreadores

Nos últimos anos, as fontes alternativas têm ganhado cada vez mais espaço no cenário energético mundial e nacional e, entre essas fontes, está a energia fotovoltaica, que é gerada a partir da captação dos raios solares.

Esse interesse por energia renovável se dá por conta do iminente colapso do modelo de geração a partir de combustíveis fósseis, que já dá sinais de desgaste com o constante aumento de preço das contas de luz e os apagões periódicos.

Além disso, a energia provinda das hidrelétricas é extremamente dependente do regime de chuvas, o que compromete a sua distribuição. Buscando uma maior segurança e economia, as empresas e condomínios têm buscado, cada vez mais, instalar essas energias verdes — e a fotovoltaica vem ganhando destaque.

Para ajudar você, fizemos este post falando sobre um ponto específico da energia solar, que, infelizmente, costuma ser deixado um pouco de lado durante sua instalação, mas que tem uma grande importância nesse sistema: o sombreamento e o efeito mismatch, citando suas desvantagens. Confira!

O que é o efeito mismatch e quais são as suas desvantagens?

O efeito mismatch ocorre quando há sombreamento total ou parcial de algumas das placas que compõem o sistema. Esse fenômeno costuma ocorrer durante algumas horas do dia, principalmente, nos períodos da manhã e da tarde, quando a posição do sol favorece que árvores, coberturas  e outras estruturas gerem sombras nas placas solares.

O efeito desse fenômeno no sistema de energia fotovoltaica é péssimo. Isso porque o ideal é que todas as placas façam a captação da luz solar de maneira uniforme, necessitando estarem totalmente protegidas da sombra. Caso contrário, a produção é comprometida, gerando um efeito semelhante de quando misturamos pilhas novas e usadas em um controle remoto e ele não funciona com toda a sua capacidade.

Quais são as vantagens do sombreamento para coberturas?

Para amenizar esses efeitos negativos, algumas medidas precisam ser tomadas por estabelecimentos que tenham o sistema de captação de energia fotovoltaica. Uma das alternativas é a poda de árvores próximas ao sistema, que podem gerar sombras nas placas solares. Outra opção é utilizar telas de sombreamento, pois sua flexibilidade e adaptabilidade condicionam o material de acordo com a necessidade de cada local, sem atrapalhar a produção de energia, e conta com várias vantagens.

Esses benefícios são: atua como um bloqueador de luminosidade excessiva, sendo bastante indicada para estacionamentos, reduz temperaturas e não absorve umidade, o que aumenta a sua vida útil.

Por que é importante a contratação de uma empresa especializada?

Para que o projeto de sombreamento saia como planejado, com um bom custo-benefício e atendendo a todas as suas expectativas, é necessário que o serviço seja feito por uma empresa especializada e com experiência no ramo, afinal, não vale dar chance para o azar, não é mesmo?

Sendo assim, o efeito mismatch é muito negativo para a geração de energia fotovoltaica e, por isso, deve ser combatido. Aumentar a eficácia do sistema ajuda a melhorar o seu custo-benefício. Como alternativa, considere a colocação de telas de sombreamento em seu empreendimento!

Agora que você já sabe por que deve escolher os sombreadores, que tal deixar um comentário com a sua opinião ou dúvida sobre o texto?