Trabalho em ambiente muito quente pode afetar os funcionários?

Você já parou para pensar no quanto o trabalho em ambiente muito quente pode afetar o bem-estar e, consequentemente, a produtividade da equipe? Muitos se esquecem de que não são apenas os locais refrigerados, com ares-condicionados muito frios, que prejudicam a saúde dos colaboradores.

Por isso, as empresas investem, cada vez mais, em soluções que possam oferecer maior conforto térmico também em áreas externas. Trata-se de uma maneira de reduzir gastos com afastamentos e, ao mesmo tempo, proporcionar condições ideais para um bom rendimento individual.

Para saber quais tipos de trabalho mais sofrem com o sol, os sintomas decorrentes dessa exposição e como amenizá-los, acompanhe este post! Boa leitura!

Onde o trabalho em ambiente muito quente é mais comum?

O trabalho prolongado em ambientes externos é comum em uma série de empresas. Entre elas:

  • estacionamentos rotativos;
  • concessionárias de motos e automóveis , principalmente em dias de feirões;
  • lojas de esportes náuticos, que vendem embarcações de médio e grande portes;
  • marmorarias, que fazem pias, bancadas e revestimentos sob medida;
  • fábricas de vidros.

Independentemente do porte ou do nicho de atuação da companhia, na maioria delas os vendedores precisam acompanhar os clientes até o produto desejado e explicar uma série de especificações. Como se tratam de vendas complexas e que exigem negociações demoradas, o tempo de exposição ao sol pode ser longo.

Quais são os sintomas da exposição direta à luz solar?

Os sintomas são diversos e a gravidade varia de acordo com o tempo de exposição, do período do dia (é pior das 10 às 16h) e das condições de umidade relativa do ar. Além disso, o estado físico individual também tem influência na percepção dos sintomas.

Geralmente, eles são sentidos mais intensamente por pessoas mais velhas, acima do peso e debilitadas (seja por uma gripe passageira, seja por uma doença crônica). Veja alguns dos quadros mais comuns a seguir!

Aumento da temperatura corpórea e desidratação

Quando a temperatura corporal passa dos 36ºC, a vasodilatação aumenta e o suor se torna excessivo, o que pode levar à desidratação. O ressecamento das mucosas e o aparecimento de problemas respiratórios também não tardam a aparecer.

Sonolência, preguiça e falta de concentração

Quando o suor produzido não é suficiente para manter a temperatura corporal adequada, a capacidade cognitiva é a primeira a ser afetada. Todas as formas de desatenção, além de prejudicarem a produtividade, podem levar a acidentes de trabalho e, consequentemente, a ações trabalhistas.

Cansaço mental e exaustão física

Além da fadiga mental, que pode ser seguida de tontura, desmaio, delírio e perda parcial ou total de consciência, existe a exaustão física. Seus sintomas mais comuns são fraqueza, visão turva, câimbras, vômitos, diarreias, falta de ar e palpitações.

Inchaço dos membros inferiores

O inchaço, após um longo período de exposição ao sol, é sentido, principalmente, nos tornozelos. Sintomas como formigamento e dormência nos pés e nas mãos também são comuns.

Problemas dermatológicos

Para prevenir o envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas e, principalmente, o risco de câncer de pele, é importante usar filtro solar diariamente, hidratar-se bem e manter uma alimentação saudável.

Alterações cardíacas

Pessoas com hipertensão arterial não devem trabalhar sob altas temperaturas. Afinal, esse é um fator de risco para o agravamento da doença e, muitas vezes, leva à aposentadoria precoce.

Como proporcionar mais conforto térmico em áreas externas?

Uma forma de amenizar o problema e combater o estresse térmico, que afeta o desempenho dos funcionários e pode levar ao surgimento de doenças ocupacionais ou ao agravamento de condições crônicas, pode-se investir em soluções simples e eficientes.

instalação de sombreamentos , por exemplo, ajuda a preservar a saúde dos colaboradores. Para completar, adote uniformes leves, deixe bebedouros à disposição e certifique-se de que os intervalos de descanso são respeitados.

Agora que você conhece as consequências negativas do trabalho em ambiente muito quente, não deixe que a insalubridade coloque em risco a saúde e a produtividade dos funcionários. Invista em melhores condições de trabalho e tenha retorno garantido. Aproveite e conheça os regulamentos para o uso de sombreamentos e coberturas!